Na Serra do Carvalho foram plantadas árvores por crianças


Centena e meia de crianças plantaram árvores oferecidas pela Marigold.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, em parceria com a Marigold Industrial Portugal e com a colaboração das crianças dos jardins de infância da ADIP – Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares e do CBEISA – Centro de Bem-Estar Infantil Santo André, plantaram cerca de 120 árvores de espécies autóctones na Serra do Carvalho.

A iniciativa, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Árvore, juntou mais de centena e meia de crianças que, assim, plantam as primeiras árvores daquele que será,

Num futuro próximo, um dos mais importantes parques naturais da região. Este é 8m parque que o município de Vila Nova de Poiares há muito tem projectado e que faz parte de um projecto mais amplo de renaturalização da Serra do Carvalho, que se irá constituir como um importante pólo de preservação da biodiversidade, não só da flora, mas também da fauna.

Num espaço ciclicamente assolado pelos fogos florestais, a prevenção assume-se como primordial e, para isso, o município tem vindo a arrancar milhares de pés de eucalipto desta área, que darão lugar às várias espécies autóctones, transformando-a num “tampão” natural contra os incêndios, atendendo às importantes capacidades de resiliência das espécies que ali serão plantadas. Ao todo serão mais de 150 hectares de área protegida, onde se poderão encontrar espécies como cerejeiras – bravas, plátanos, carvalhos, castanheiros, cedros e muitas outras.

Já no que toca à fauna, o espaço será povoado com perdizes, coelhos, lebres, corsos, veados ou ainda cabras serranas. Para este projecto, o município de Poiares está a tentar captar fundos comunitários, fundamentais para a concretização da infra-estrutura. Para já foram plantadas as primeiras árvores, oferecidas pela empresa Marigold Industrial Portugal, sedeada na Zona Industrial.

O presidente da Câmara Municipal esteve presente na iniciativa e sublinhou o simbolismo do acto. Jaime Soares dirigiu ainda um sentido agradecimento não só à empresa Marigold pela oferta, aos jardins-de-infância presentes e às suas crianças, mas também a todos os poiarenses que têm ajudado a autarquia a construir um município “cada vez mais atractivo e com uma qualidade de vida e bem estar cada vez melhores”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: