Fotos do X Grande Capítulo da Confraria da Chanfana 2011


Actor Ruy de Carvalho à saída da Igreja de S. Miguel c/m o presidente da Câmara M.

Madalena Carrito em entrvista á RTP

Foto de "família" das várias confrarias presentes. Confraria da Chanfana + o ator Ruy de Carvalho e Madalena Iglésias.

Discurso

Inicio do desfile

Várias confrarias

No Auditório do Centro Cultural de Poiares

Chanfana comemorou 10 anos de vida com 85 confrarias e embaixadores de “luxo”.

Ruy de Carvalho, Madalena Iglésias e o padre Fontes foram algumas das personalidades de referência entronizadas numa cerimónia que se prolongou por todo o dia de ontem

«Nos 35 anos de carreira que tive em Portugal jamais tive uma atenção e um prémio como este. Nunca fui confreira de coisa nenhuma no nosso país. É a primeira vez e sinto uma grande satisfação, uma grande honra e até fiquei comovida.» Palavras de Madalena Iglésias, a eterna vencedora do Festival da Canção e que se tornou ontem uma dos nove confrades de honra entronizados no X Capítulo da Confraria da Chanfana, garantindo que, uma vez que vive perto de Barcelona, «a promoção da chanfana em Espanha começou agora».
Uma cerimónia teve lugar ontem no Centro Cultural de Poiares depois de uma concentração no Jardim à Raça Poiarense, no final da missa, e de um desfile pela vila, que fez jus aos dois anos de espera por um capítulo externo, acolhendo em Vila Nova de Poiares 85 confrarias nacionais e estrangeiras, distinguindo algumas das confrarias que acompanharam todos os capítulos abertos da Confraria da Chanfana e formalizando um protocolo de cooperação com confrarias afilhadas, entre outros momentos.

O ponto alto, a entronização dos 15 confrades efetivos e dos 9 de honra, revelou uma verdadeira elite de embaixadores do petisco.

Luísa Barbosa, a poiarense que é a mais recente contratação da RTP para o programa “5 para a meia noite”, onde apresenta edição de sexta-feira,  António Lourenço Fontes, mais conhecido por Padre Fontes de Vilar de Perdizes, «uma referência nacional e um defensor da cultura portuguesa», nas palavras da mordomo-mor da Confraria da Chanfana, o actor Ruy de Carvalho, Madalena Iglésias e o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Miguel Furtado Pinheiro, foram alguns dos confrades de honra que se juntaram aos 15 efectivos.

Todos eles juraram «defender pública e solenemente, em qualquer momento ou lugar a chanfana, defender as suas virtudes, salientar a sua nobreza e promovê-la enquanto símbolo ancestral e tradicional das nossas gentes». Todos pediram chanfana, como manda o protocolo, e beberam tinto, elogiando o prato.  São os mais recentes embaixadores de iguaria que não se chegou a consagrar como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, mas que se afirmou ontem como prato de referência numa cerimónia que contou inclusivamente com alguns momentos musicais, com fado a cargo de duas bailarinas poiarenses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: