A polinização através das abelhas.


Chegou a primavera, com ela as plantas começam a reproduzir-se através deste meio efetuado pelas abelhas. Foto captada por mim.

Entomofilia é o termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é mais usado para designar a polinização efetuada por abelhas e moscas. É um tipo de polinização cruzada característico de plantas alógamas. O insecto, ao tocar nos estames, leva no seu corpo o pólen, que depois será largado no estigma de outra flor.

Sem a polinização entomófila, muitas plantas deixariam de se reproduzir ou de produzir alimento ao homem, como por exemplo, a laranja, o café, as cucurbitáceas (abóbora, melão, melancia, chuchu e pepino), o quiabo, etc. Ela também é essencial na produção de sementes de certas espécies para propagação, como cebola, cenoura, brássicas (couves), etc.

A abelha (Apis melifera) é o principal agente entomófilo na agricultura comercial, porém em termos de fauna silvestre existem muitos tipos de insetos polinizadores, desde besouros, dípteros (moscas), etc.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: