A Anciã mais idosa de Alveite Grande fez 100 anos de vida.


Domingo dia 20, no Centro de Convívio de Alveite Grande, cerca das 16H00, vai-se comemorar um aniversário muito especial.

A Ti Conceição, agora, do alto dos seus 100 anos, é como uma espécie de matriarca de Alveite Grande.  Apesar da idade, a Ti Conceição é bastante comunicativa e uma conversadora nata. Como uma mãe-galinha, não regateia elogios á família. Ti Conceição continua a contar alguns episódios da sua vida, utilizando amiúde uma palavra muito própria. Uma vida com 100 anos tem, obviamente, muito que contar.

Nasceu em Vila Nova do Ceira, concelho de Góis, no dia 17 de Fev de 1911 e completou ontem 100 anos de vida.

Falamos da Ti Conceição, que vai ser alvo de uma simpática homenagem, promovida pelas gentes de Alveite Grande, onde reside, no próximo Domingo.

Trabalhou desde tenra idade na agricultura e residiu em Vila Nova do Ceira até aos 50 anos de idade. Depois, com meio século, decidiu mudar-se para o vizinho concelho de Vila Nova de Poiares, onde se radicou e reside, há 50 anos, na localidade de Alveite Grande.

A sua vida não foi fácil, teve sete filhos, dos quais cinco ainda vivos, nove netos e cinco bisnetos. Desde a morte do marido, em 1986, uma das filhas é a sua companhia de todos os dias.

Apesar da sua avançada idade, Maria da Conceição faz a sua vida normal, garantem os vizinhos e é raro ir ao médico, mantendo uma saúde de “ferro” e uma lucidez invejável. Dificuldades só mesmo em movimentar-se, facto que se prende, dizem os amigos, com as sequelas decorrentes de uma operação, efectuada há cerca de 30 anos, a uma perna.

Com parte dos filhos “fora”, alguns dos quais emigrados, Maria da Conceição não vai deixar de ter uma festa para assinalar os seus 100 anos de vida. E a organização deste encontro tem uma particularidade muito especial, uma vez que é da inteira responsabilidade da Comissão de Festas 2011 de Alveite Grande.

Um dos mentores da ideia, explicou ao Diário de Coimbra que a comissão quis assinalar esta data, importante para a aniversariante, mas também simbólica para a população local. Se bem o pensarem, melhor o fizeram e um grupo de “rapazes” que integra a comissão de festas, pôs-se a “caminho”, percorrendo a localidade e batendo a todas as portas, com o objectivo de reunir fundos para promover a festa, sublinhando, todavia, que “praticamente toda a população aderiu”, à iniciativa.

Com a verba reunida, o grupo vai no Sábado, fazer as necessárias compras para preparar o lanche, que vai ser servido Domingo, a partir das 16h00, nas instalações da Associação Arcádia.

Bolo de aniversário não falta e também um conjunto de «mimos para esta homenagem a Maria da Conceição, que vais ser, sobretudo, um momento de confraternização da população de Alveite Grande. As contas ainda não estão feitas, mas a organização está confiante que o dinheiro recolhido vai dar para as despesas e ainda para «comprar uma lembrança» para a aniversariante.

Uma resposta

  1. SUGESTÕES PARA AS VOSSAS FESTAS:

    – LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) – site: http://www.lucasematheus.com
    – LÉO & LEANDRO (dupla brasileira) – site: http://www.leoelendro.com.pt
    – AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON (baile 100% à portuguesa) – site: http://www.ivason.com
    – BANDA CORAÇÃO SERTANEJO – Um misto de bailão brasileiro e baile português (10 pessoas em palco, 6 músicos, 2 cantores (f/m) e 2 bailarinas.

    Nota: http://www.youtube.com

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: