Incêndio começou na zona dos Penedos Altos (Penacova), até ao concelho de Poiares.


Incêndio florestal “atacou” zona de Penedos Altos e mobilizou três meios aéreos e várias dezenas de viaturas de corporações do distrito.

Um incêndio de grandes proporções, surgido em Penedos Altos, Penacova, mobilizou ontem 253 combatentes, entre bombeiros e sapadores florestais, assim como três meios aéreos e dezenas de viaturas, tendo progredido até ao concelho vizinho de Vila Nova de Poiares.
O fogo teve início pelas 16h08 e mobilizou desde logo a corporação de Penacova, cujos elementos estavam a debelar um foco de incêndio perto da localidade de Vale da Formiga.
Rapidamente as chamas subiram a encosta, desenvolvendo-se duas frentes que foram atacadas por 204 bombeiros e 31 sapadores florestais, apoiados por 62 viaturas operacionais.
No local estiveram também três meios aéreos, nomeadamente dois helicópteros e um avião ligeiro, que se mantiveram em acção até ao final da tarde, altura em que o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra accionou o Veículo de Planeamento, Comando e Comunicações, que foi posicionado em S. Pedro Dias, já bem dentro do concelho de Vila Nova de Poiares.
Simultaneamente, dirigiram-se para o local o Comandante Operacional Distrital (CODIS), António Ferreira Martins, que, acompanhado do segundo comandante, Paulo Palrilha, fez um ponto da situação, ao início da noite, altura em que uma das frentes já estava extinta, progredindo a outra pela encosta, perto da localidade de Moinhos e Venda Nova onde começou outro foco de incêndio que foi rapidamente apagado pelos meios aéreos.
«Apenas está activa uma das frentes, que sobe a encosta», revelou, explicando que o veículo de comando foi activado para «ajudar na coordenação do combate», deixando ainda a esperança de que o incêndio pudesse vir a ser extinto «nas próximas horas».
Apesar da violência do incêndio, não houve habitações em perigo.

Perto da localidade dos Moinhos - V.N.Poiares

Image

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Bombeiros-dominaram-chamas-entre-Poiares-e-Penacova.rtp&headline=20&visual=9&article=368258&tm=8

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: