Com o lema “Tá-se bem em Góis”, decorre, de 19 a 22 de Agosto, a 17.ª Concentração Mototurística, organizada pelo Góis Moto Clube, em colaboração com o município e o Governo Civil de Coimbra, entre outras entidades.
Cerca de 20 mil pessoas, entre motociclistas e visitantes, são esperados na vila, que tem como grande atracção o Rio Ceira. A concentração, que terá lugar no Parque Natural Mototurístico, apresenta este ano melhorias, sobretudo em termos de segurança e condições sanitárias.
Quanto à animação musical, The Animals, Rouxinol Faduncho e Xutos e Pontapés são os cabeças de cartaz da iniciativa, que começa com uma noite com entrada gratuita), na quinta-feira, dia 19, para “incentivar os visitantes”. Neste primeiro dia, durante o qual são efectuadas as inscrições dos participantes – que pagam 35 euros para passar o fim-de-semana em Góis, incluindo a oferta de uma t-shirt, as refeições e a dormida) -, sobem ao palco Sagres os grupos Morango Tango e Nineout, prosseguindo a noite na tenda electrónica, com novos equipamentos e luzes.
Na sexta-feira, às 10H00, abre a Feira Motociclista, havendo ao longo do dia animação de rua, desportos radicais, workshops e actividades para as crianças, para além das habituais tasquinhas. À noite, às 22H00, actuam os Ponto e Vírgula e The Animals, e, antes da actuação do Rouxinol Faduncho, decorre o desfile Drenaline, para apresentação de equipamentos, terminando a noite na tenda electrónica.
No sábado, dia de “maior afluência”, realizam-se o Encontro de Vespas e o Encontro Honda Mini-Trail e uma exposição das motas que vão a concurso, de forma a eleger “os melhores modelos”. No mesmo dia decorre no Parque do Cerejal o Bike-Show, uma exposição de motas transformadas, que também participam num concurso. A noite começa a ser animada pelos Boom, altura em que serão entregues os prémios relativos ao Bike-Show. Antes da actuação dos Xutos e Pontapés, a organização entrega os prémios aos clubes com mais participantes. Outra das novidades é o sorteio de uma mota que está relacionada com os Xutos e Pontapés. “Já existem as motas AJP, cuja edição chama-se Xutos e Pontapés”.
Os motards despedem-se no domingo de Góis, dia em que se realiza um passeio turístico pelo concelho, que habitualmente conta com a participação de cerca de dois mil motociclistas. Realçando que qualquer pessoa pode assistir aos espectáculos e visitar o evento, pagando uma entrada no valor de 12 euros, o vice-presidente do Góis Moto Clube apelou apenas para que “seja um ano sem incidentes e que não haja necessidade da intervenção da segurança”. Defendendo que a concentração mototurística de Góis representa “uma alternativa aos Festivais de Verão”, sobretudo pela “qualidade do cartaz e do acampamento”, Jaime Garcia considerou que este é “o grande evento” do Góis Moto Clube, que tem também como objectivo “a divulgação turística do concelho”. O vice-presidente do Góis Moto Clube destacou ainda o grande investimento envolvido, já que o orçamento da concentração ronda os 350 a 400 mil euros.
Na apresentação da Concentração Mototurística de Góis, que teve lugar na Esplanada da Avó Thomázia, Basílio Dinis, da Central de Cervejas Sagres Zero, que apoia o evento desde a primeira edição, sublinhou a grande evolução que tem havido ao longo dos 17 anos na organização da concentração. Em representação do governador civil de Coimbra, António Sérgio afirmou também que o evento é “uma marca de Góis, da Beira Serra e de Coimbra”, defendendo que são iniciativas deste género que “escrevem a oferta turística do distrito”.
Coube à presidente da Câmara de Góis, que também esteve presente nesta apresentação, assim como o presidente do Góis Moto Clube, Rui Paulo, e Francisco Dias, comandante dos Bombeiros Voluntários de Góis, encerrar a cerimónia, realçando que a concentração é “o maior evento do concelho”. Recordando que na primeira edição tiveram “pouco mais de uma centena de participantes”, Lurdes Castanheira considerou que foi necessária “coragem” para prosseguir com a organização deste evento ao longo destes 17 anos.
Filed under: Uncategorized |
Deixe uma Resposta