Jaime Soares vai ser condecorado pelo Presidente da República


Cavaco Silva vai condecorar no Dia de Portugal 37 personalidades e instituições, entre as quais Jaime Soares, Meliço-Silvestre e Joaquim Morão Dias.


O social-democrata Jaime Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares desde 1976, chegou à autarquia logo após o 25 de Abril de 1974, eleito numa comissão administrativa. No próximo dia 10 de Junho, irá receber das mãos do Presidente da República a comenda da Ordem de Mérito, que visa galardoar “actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, ou que revelem desinteresse e abnegação em favor da colectividade”.
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Jaime Soares disse que “não enjeita a condecoração, mas, se calhar, o senhor Presidente da República exagerou”. O autarca desconhece os motivos que levaram à decisão de Cavaco Silva e confessa que se sente “feliz, extremamente lisonjeado e agradecido”.

No último mandato como presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares garante que a Ordem de Mérito não representa “o ponto final” na carreira política, pois após abandonar a autarquia “certamente que não serei encostado a um canto”. E garante: “só deixarei de trabalhar quando já não tiver forças para fazer algo de útil”.
Agraciado será também Joaquim Morão Dias, presidente do Município de Castelo Branco. O autarca socialista está na câmara desde 1997 e, tal como Jaime Soares, cumpre agora o seu último mandato.
De Coimbra, será agraciado Meliço-Silvestre com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Mérito. Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi presidente da Comissão Nacional da Luta contra a Sida e presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Actualmente dirige a áreas de gestão integrada (AGI) Médica II naquela unidade hospitalar.
A Presidência da República divulgou ontem a lista das condecorações a serem atribuídas no Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se comemora em Faro.
Entre os condecorados por Cavaco Silva estão ainda Silva Peneda, que foi seu ministro do Emprego e Segurança Social em dois governos, e as instituições de solidariedade social Fenacerci e Fundação Irene Rolo. A actriz Eunice Muñoz será também distinguida, assim como o escritor e ex-eurodeputado social-democrata Vasco Graça Moura, o comunicador António Sala, o jornalista Fernando Alves, a escritora Maria Alberta Meneres, o guitarrista José Fontes Rocha, o nadador salvador Celestino Ferreira Monteiro, os ex-ministros Isabel Pires de Lima e Nunes Correia, o alpinista João Garcia e o banqueiro João Salgueiro.

Por: D.B.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: