Campeonato Mundial de Enduro esgota lotação hoteleira na Figueira da foz


Seis Dias Enduro – Elite mundial a partir de amanhã sábado na Figueira da Foz

A Figueira da Foz recebe, a partir de sábado, a elite mundial do enduro, mais de 400 pilotos de 24 países que vão disputar a 84ª edição dos Seis Dias, prova rainha da modalidade.

O International Six Days Enduro (ISDE) reúne 31 selecções nacionais, seniores e juniores, com seis e quatro pilotos, respectivamente, às quais acrescem mais de 90 equipas masculinas de clubes e cinco femininas, num total de 443 competidores.

Sem prémios monetários em disputa, mas sim medalhas de ouro, prata e bronze, as selecções seniores concorrem ao chamado Troféu Mundial e os juniores ao Vaso de Prata.

As grandes potências da modalidade são Finlândia e Itália, que dividem entre si a maioria dos triunfos no ISDE nos últimos 20 anos, mas a França, vencedora em 2008, na Grécia, também é forte candidata à vitória.

“Vamos ter os melhores do mundo de diversas modalidades [do motociclismo]. Há muitos pilotos de motocrosse que aderiram ao enduro e vêm nas selecções”, disse hoje à agência Lusa Pedro Mariano, director desportivo do ISDE 2009.

A zona marginal da Figueira da Foz, entre o rio e a praia, parque das gaivotas, está por estes dias transformada numa pequena cidade reservada à competição, com tendas e caravanas onde estão instaladas as representações oficiais dos países, marcas e patrocinadores.

Hoje sexta-feira decorreram as verificações documentais e técnicas e, no Sábado, pelas 17:00, na avenida 25 de Abril, tem lugar a cerimónia de abertura oficial com um desfile dos pilotos participantes.

Após um interregno, domingo, motivado pelas eleições autárquicas, a competição inicia-se segunda-feira, o primeiro dos cinco dias de especiais cronometradas na zona da Figueira da Foz e o encerramento, ao sexto dia, 17 de Outubro, na pista de motocrosse de Águeda.

Nos dois primeiros dias, o ISDE visita especiais do Sul do concelho da Figueira da Foz e do município vizinho de Soure, em pisos de areia, pedra e barro, estando as maiores dificuldades para os concorrentes reservadas para os dois dias seguintes, na Serra da Boa Viagem.

No quinto dia a competição decorre no leste do concelho e, no último dia, ruma, então, a Águeda, para a derradeira especial cronometrada na pista do Casarão.

Nos cinco primeiros dias o percurso, com cerca de 100 quilómetros – disputado em duas passagens – inclui seis especiais diárias cronometradas e uma especial final, na praia da Figueira da Foz, numa pista de cerca de três quilómetros, “desenhada” na areia, uma das novidades da edição portuguesa do ISDE.

“Todos os dias vai existir espectáculo na praia, com os melhores pilotos a competir.

Os Hotéis da Figueira da Foz tem as reservas praticamente esgotadas, por sua vez, a empresa municipal Figueira parques não cobra estacionamento até ao dia 17, na zona compreendida entre o jardim municipal e o mar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: