Dia do PAI


Ontem foi dia do pai, 19 de Março, dedicado a todos os pais, mas acho que cada vez mais tem um valor comercial nos dias de hoje, aliás todos os pais gostam de receber uma prenda ou lembrança a dizer “para o melhor pai do mundo”.

Sempre ouvi dizer que a origem desta data já vem da antiga Babilónia há mais de quatro mil anos, quando um rapaz de nome Elmesu utilizou argila para fazer um cartão a desejar sorte e saúde ao seu pai. Seria o primeiro acto simbólico para o dia do pai. E foi este dia que nos Estados Unidos foi tornado oficial e passado para outros países.

O dia do pai foi comemorado pela primeira vez em 1910, em Spokane, Washington, mas foi em 1972, que o presidente Richard Nixon oficializou o dia do pai na lei americana passando a celebrar-se no terceiro Domingo de Junho.

Este dia foi adoptado por outros países, como a variação da data. Portugal escolheu o dia 19 de Março – Dia de S. José, para homenagear os pais portugueses.

E pensamos nós!

E a falta de um pai?…

Ontem dia de S. José que se celebra em comunhão com o dia do pai, para além da ligação católica é também uma lição de vida para todos os pais do mundo. Quem é católico sabe que Amor, Carinho e Afecto, são sentimentos que guiaram a vida de S. José e a protecção por si concedida a Jesus.

Na sociedade actual, os pais não tem tempo para estarem com os filhos, a vida e as complicações do dia-a-dia condicionam, o que neste momento é preenchido pela televisão e jogos de computador, faz com que a ligação pai/filho é posta em causa, mas não é só as novas tecnologias que preenchem sentimentos, que formam cada ser humano.

A falta de um pai, sei lá! De um ralhete, de uma chamada de atenção, de um conselho, de uma presença, leva por vezes a sentimentos de rejeição, que poderão levar à ruína de quem nunca teve direito a “alertas”, por parte de alguém que não teve tempo para estar presente, ou por outras circunstâncias da vida (tragédias…).

O papel de um pai é muito importante a cada ser humano e a falta deste é sentida, o resto da vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: