Dois dias de orientação e resistência


1º Troféu ORI-BTT de Poiares com balanço positivo.

Vila Nova de Poiares recebeu, no passado fim-de-semana, o 1º Troféu ORI-BTT, prova que contou com a participação de mais de 250 atletas (entre portugueses, russos e espanhóis).

Durante dois dias, as capacidades de orientação e resistência física dos participantes foram postas à prova.

Organizado em parceria pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e pela Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense (GCF), o 1º Troféu ORI-BTT contou com a Taça de Portugal da modalidade, sempre sob a supervisão da Federação Portuguesa de Orientação.

No final, o balanço foi extremamente positivo e nem a chuva do último dia arrefeceu os ânimos dos participantes, com as opiniões a serem unânimes, classificando a prova de Poiares como uma das melhores realizadas em Portugal.

Vítor Rodrigues, responsável da Secção de Orientação do Ginásio, não teve dúvidas em afirmar que “Vila Nova de Poiares tem condições verdadeiramente excepcionais para a realização desta modalidade, quer em termos técnicos de terreno quer ao nível das infra-estruturas”.

Para o município, a prova superou todas as expectativas e o responsável máximo pelos destinos do concelho não podia estar mais satisfeito com os índices de sucesso alcançados, reforçando a importância deste tipo de eventos, ” para afirmar cada vez mais Poiares como um destino de turismo, não só cultural e gastronómico, mas também desportivo”. Jaime Soares sublinhou ” a disponibilidade do município para acolher mais provas deste tipo e, quem sabe até, a realização de um meeting nacional ou internacional”.

Em termos de competição, esta foi uma prova de dificuldade média/alta, com vários escalões de participação e percursos também eles de diferentes níveis de dificuldade, com distâncias que variavam entre os 7 e os 25 quilómetros.

Nos escalões mais competitivos (Elite), o destaque foi para os dois atletas russos que representaram o clube do ATV, revelando excelentes capacidades atléticas. Mas se, no escalão Damas Elite, Ksenia Chernykh venceu as duas etapas da prova, subindo assim ao lugar mais alto do pódio, no escalão Homens Elite foi o português Daniel Marques do (Clube de Orientação do Centro) que venceu ambas as etapas.

Provas de Orientação em BTT existe também um calendário de provas pontuáveis para o Ranking Nacional da respectiva Taça de Portugal.





3 Respostas

  1. ainda existe a colónia de férias de Quiaios?

    Gostar

  2. Pena não teres feito referência a um atleta Poiarense, que ganhou a prova no seu escalão, e com a qual passou para 1º Lugar do ranking nacional no respectivo escalão.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: