Semana da Chanfana começa este Sábado


A “Semana da Chanfana começa este sábado, dia 10, em Vila Nova de Poiares, e decorre até dia 19. Entretanto, no dia 13, é assinalado o Dia do Município, com a habitual sessão solene e atribuição de galardões a entidades que se têm destacado na terra.

Sendo a chanfana um dos motivos de maior atracção de forasteiros ao concelho que se afirma “Capital Universal da Chanfana”, é natural que tenha particular destaque no âmbito do feriado municipal.

À semelhança das edições anteriores, decorrerá ao longo da Semana da Chanfana um concurso para eleger e premiar os restaurantes do concelho, que garantem a autenticidade e a qualidade daquele que é considerado o ex-líbris da gastronomia regional.

O júri, de acordo com os critérios de avaliação definidos em regulamento, atribuirá as classificações, no sentido de apurar o detentor do título de “Restaurante Recomendado pela Confraria da Chanfana”.

Além do Restaurante “O Confrade” (que não participa no concurso), participam neste evento os restaurantes “As Medas”, “A Grelha, “D.Elvira”, “Estrela da Mó”, “Moendinha”, “O Cantinho do Bitoque” e “O Filipe”.

A chanfana será a “rainha”, mas não faltarão outras iguarias como o arroz de bucho e os negalhos, sem esquecer o doce regional, o Poiarito, criado para acompanhar os pratos poiarenses, e que na Semana da Chanfana é oferecido pela Câmara Municipal a todos os comensais.

No mesmo período, decorrerá a segunda edição da “Goat Parade”; uma exposição de cabras, em fibra de vidro. O sucesso da primeira edição ditou a continuidade da iniciativa, numa parceria entre a Câmara e a Confraria da Chanfana.

Ao todo, serão 40 modelos de cabras, em fibra de vidro, de várias as cores e decoradas com os mais diversos motivos e feitios, que estarão em exposição, dando assim um colorido adicional ao evento que todos os anos atrai milhares de visitantes a Vila Nova de Poiares.

A organização está confiante que “estão assim reunidas todas as condições para um evento de excelência, onde todos terão oportunidade de saborear a autêntica e genuína Chanfana, ou não fosse Poiares a Capital Universal da Chanfana”. Por: Iolanda Chaves

Image

Image

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: