Hospital Beneficência Poiarense (Unidade de Cuidados Continuados de Saúde) comemorou o 100º aniversário.


Rede de Cuidados Continuados vai continuar a crescer.
Não é nos hospitais que os dependentes recebem o apoio necessário, mas nas Unidades de Cuidados Continuados, como a do Hospital Beneficência Poiarense.
«A rede (de Cuidados Continuados) continuará a crescer», garantiu ontem o secretário de Estado adjunto e da Saúde, que presidiu à sessão solene comemorativa do 100.o aniversário do Hospital Beneficência Poiarense, hoje transformado numa Unidade de Cuidados Continuados de Saúde. Francisco Antunes Ramos revelou ainda que este ano será aberto novo concurso para apoiar a criação de novas unidades de cuidados continuados.
Perante uma sala repleta, o governante afirmou que o projecto, «desenhado e acarinhado pelo Governo», permitiu «finalmente» colocar a trabalhar em conjunto duas estruturas importantes (ministérios da Saúde e da Solidariedade Social) que, juntamente com outras instituições, na sua maioria Misericórdias, permitiram a criação de um serviço «adequado a responder às necessidades do país».
«Tínhamos bons hospitais, mas faltava uma rede de equipamentos que prestasse apoio aos idosos e às pessoas dependentes. Os cuidados adequados a estas pessoas não estão nos hospitais nem centros de saúde, mas nestas unidades», afirmou o governante, enaltecendo, por isso, o papel da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, que gere a Unidade de Cuidados Continuados no antigo Hospital Beneficência Poiarense. «Esta casa é um exemplo para o país», afirmou Francisco Antunes Ramos, destacando o papel de uma instituição com cem anos que «tem hoje esta vitalidade e esta capacidade de se adaptar aos tempos modernos e de mudar conforme as necessidades daqueles que serve».
Nas comemorações do centenário do Hospital Beneficência Poiarense falou-se muito de Cuidados Continuados, mas a festa teve em vista homenagear os fundadores que, há cem anos, «tiveram a coragem de se lançarem em tão arrojadas obras», disse o provedor José Pedroso Carvalho. É por isso uma «justíssima homenagem», afirmou, lembrando que a instituição tem tido, desde sempre, a preocupação de implementar serviços para prestar apoio aos mais dependentes, por isso enalteceu o papel da administração central ao criar Unidades de Cuidados Continuados de Saúde. «Esta unidade é a prova mais evidente de que se está no caminho certo para atingir os objectivos do Governo», afirmou o provedor.
Presente na cerimónia, o presidente da União das Misericórdias Portuguesas garantiu ao secretário de Estado que as misericórdias vão continuar a aderir aos Cuidados Continuados «porque essa é a sua missão» e o resultado que se tem conseguido nestes três primeiros anos de experiência têm-se revelado «extremamente positivo». Sobre o distrito de Coimbra, que «tem sido um excelente parceiro», Manuel Lemos deixou a possibilidade de ser a partir deste território que se comecem a dar respostas «na área do apoio domiciliário». Porque «os Cuidados Continuados vão muito para além das unidades», justificou.

Fonte: D.C.

Hospital de Beneficência Poiarense

Pelas 15h00, a celebração da eucaristia pelo bispo de Coimbra na capela de Nossa Senhora das Necessidades.

Pelas 16H15, seguiu-se um visita às instalações da Unidade de Saúde onde teve lugar a sessão solene de aniversário e homenagem aos homens e mulheres que ajudaram a concretizar um sonho do concelho. (Bispo de Coimbra no discurso).

Presidente da União das Misericórdias Portuguesas

Presidente da autarquia Jaime Soares

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: