Curso aproximou estrangeiros da língua portuguesa


Chegou ao fim o curso de Verão de Língua Portuguesa destinado à comunidade estrangeira a residir no concelho de V.N. de Poiares, como tinha ficado mencionado no post do dia 26 de Julho.

Promovido pela autarquia local, o curso, que decorreu ao longo do mês de Agosto, pretendeu promover a aprendizagem do português a cerca de duas dezenas de alunos. E conseguiram-se óptimos resultados, como objectivo principal de atenuar a principal barreira que a população de emigrantes enfrenta quando chega a um país estrangeiro “a língua”, para mais um contributo de uma maior e melhor integração na comunidade.

É de destacar as exposições de artistas e as reuniões em datas de relevo com o objectivo de atenuar as diferenças entre a comunidade local e os emigrantes que neste concelho são na maioria oriundos de países como a Holanda e a Inglaterra. Aliás, talvez a escolha deste concelho se deve ao fácil acesso a cuidados de saúde, educação, desporto, cultura e o sentimento de segurança que levaram a adopção de Poiares como o novo lar em Portugal.

É de salientar que a Câmara tem vindo a estabelecer protocolos de geminação sobretudo no espaço da Comunidade Europeia e PALOP. A mais conhecida e antiga é com Douchy-Les-Mines, em França, que fez em 2007, 20 anos, mas também há protocolos com Mielec (Polónia), Maio (Cabo Verde), Caué (S.Tomé e Príncipe), Lichinga (Moçambique), Liquiça (Timor Leste), mas mais estão em preparação com Dicomano (Itália), Búzios (Brasil), Vila Cabral (Moçambique), e Mansoa (Guiné Bissau).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: