Nélson Évora campeão olímpico no triplo salto


O saltador português Nélson Évora sagrou-se esta quinta-feira campeão olímpico na prova do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O atleta do Benfica, campeão do Mundo em título, que era uma das principais esperanças portuguesas, não desiludiu e ganhou a medalha de ouro para Portugal.

No seu melhor salto em Pequim, Nélson Évora conseguiu a marca de 17,67 metros, isso mesmo, 17,67 metros, deixando o britânico Philips Idowu, com 17,62 metros, na segunda posição, enquanto Leevan Sands, das Bahamas, assegurou o terceiro lugar do pódio, com 17,59 metros.

O português assumiu a liderança do concurso ao segundo salto, com a marca de 17,56 metros, acabando por perder o comando na ronda seguinte, primeiro para Leevan Sands (17,59 metros) e depois para Philips Idowu (17,62 metros).

Depois disso, os adversários de Nélson Évora não conseguiram melhorar as suas marcas, ao contrário do saltador do Benfica, que, no quarto salto, alcançou os 17,67 metros com que conquistou o título olímpico e a primeira medalha de ouro para Portugal em Pequim, depois da prata conseguida por Vanessa Fernandes na prova de triatlo feminino.

Com o triunfo alcançado na capital chinesa, Nélson Évora tornou-se no quarto campeão olímpico português nas provas de Atletismo, depois das vitórias de Carlos Lopes (1984, nos 10 mil metros), Rosa Mota (1988, na maratona) e Fernanda Ribeiro (1996, nos 10 mil metros).

REACÇÕES

‘Em meu nome pessoal e em nome de todos os portugueses quero felicitá-lo vivamente pela Medalha de Ouro de Triplo Salto obtida nos Jogos Olímpicos de Pequim.’ – Mensagem do Presidente da República, Cavaco Silva, enviada ao atleta.

‘Desejei sempre que ele trouxesse uma medalha, nem que fosse de prata ou bronze. Trouxe o ouro, fiquei muito feliz, é o meu campeão’. – Élida Évora, mãe do campeão olímpico

‘Foi um momento de grande alegria para o país’ – José Sócrates, Primeiro-ministro durante uma conversa telefónica que manteve com o triplista

“Nélson Évora é um grande atleta que hoje carregava as esperanças de um país inteiro e conseguiu concretizá-las” – Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto

‘Quero felicitá-lo vivamente pelo brilhante triunfo conquistado nos Jogos Olímpicos. Esta medalha de ouro vem premiar uma carreira de muita dedicação e notáveis sucessos desportivos’ – Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência.

O blog de Alveite envia-lhe muitos parabéns desejando-lhe muitas felicidades.

Fonte: C.M.

Uma resposta

  1. Para ver o vídeo da prova e o ouvir o relato do salto de ouro passar pelo link:

    http://lugardoconhecimento.wordpress.com/2008/08/21/nelson-evora-alcanca-medalha-de-ouro/

    RM

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: