SERRA DO CARVALHO Força aérea não esquece momento histórico
A cerimónia evocativa que assinalou o dia do maior acidente táctico da Força Aérea há 53 anos juntou populares, familiares e diversas entidades.
Ontem, por volta do meio-dia, quatro aviões da Força Aérea Portuguesa sobrevoavam o céu sobre a Serra do Carvalho, aqui no concelho de Poiares. Ouviam-se os trompetes dos militares com uma música solene, enquanto eram depositadas coroas de flores no monumento ali existente no cimo da serra.
Foi mais uma homenagem aos 8 pilotos que há 53 anos perderam a vida neste local, quando os aviões em que seguiam se despenharam contra a serra, foram oito dos doze aviões que, supostamente por causa do nevoeiro ficaram reduzidos a destroços. Tudo aconteceu a 1 de Julho de 1955, precisamente na data em que a Força Aérea Portuguesa assinalava o Dia da Aviação.
Todos os anos, os oito pilotos são lembrados pela FAP e pela Câmara M. de Poiares, através de uma missa campal no local do acidente e da deposição de flores no monumento de homenagem aos pilotos.
Militares, familiares dos pilotos e populares assistiram ontem à cerimónia carregada de emoção e cultura institucional, e que ano após ano, não faltam à homenagem, demonstrando já um bom entrosamento entre as cerimónias militares e a população.
No local encontra-se uma pequena capela que foi erguida pela autarquia, em nome de Nossa Senhora do Ar e, para perpetuar a memória dos pilotos falecidos, foi também erigido um Cruzeiro, estando ainda previstos outros melhoramentos no local do acidente.
Filed under: Uncategorized |
Deixe uma Resposta