Aviadores recordados e homenageados


SERRA DO CARVALHO Força aérea não esquece momento histórico

A cerimónia evocativa que assinalou o dia do maior acidente táctico da Força Aérea há 53 anos juntou populares, familiares e diversas entidades.

Ontem, por volta do meio-dia, quatro aviões da Força Aérea Portuguesa sobrevoavam o céu sobre a Serra do Carvalho, aqui no concelho de Poiares. Ouviam-se os trompetes dos militares com uma música solene, enquanto eram depositadas coroas de flores no monumento ali existente no cimo da serra.

Foi mais uma homenagem aos 8 pilotos que há 53 anos perderam a vida neste local, quando os aviões em que seguiam se despenharam contra a serra, foram oito dos doze aviões que, supostamente por causa do nevoeiro ficaram reduzidos a destroços. Tudo aconteceu a 1 de Julho de 1955, precisamente na data em que a Força Aérea Portuguesa assinalava o Dia da Aviação.

Todos os anos, os oito pilotos são lembrados pela FAP e pela Câmara M. de Poiares, através de uma missa campal no local do acidente e da deposição de flores no monumento de homenagem aos pilotos.

Militares, familiares dos pilotos e populares assistiram ontem à cerimónia carregada de emoção e cultura institucional, e que ano após ano, não faltam à homenagem, demonstrando já um bom entrosamento entre as cerimónias militares e a população.

No local encontra-se uma pequena capela que foi erguida pela autarquia, em nome de Nossa Senhora do Ar e, para perpetuar a memória dos pilotos falecidos, foi também erigido um Cruzeiro, estando ainda previstos outros melhoramentos no local do acidente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: