Hoje é dia 10 de Junho. Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Sabias que Luís de Camões morreu neste dia em 1580?

É a razão de este ser o Dia de Portugal, chamado oficialmente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Luís Vaz de Camões, representa o génio da Pátria, representa Portugal na sua dimensão mais resplandecente e mais sublime.

O feriado em sua honra celebra-se neste dia, data provável do falecimento daquele que é considerado o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade, autor de “Os Lusíadas“. Quem ainda não leu os Lusíadas? Quando andei no liceu achava uma maçada!

Dia das Comunidades porque neste dia se homenageia cinco milhões de portugueses espalhados pelo Mundo, e a estes quero agradecer a disponibilidade por visitarem o blog de Alveite Grande, um grande abraço e felicidades para todos vocês.

Sabias que, há bastantes anos, até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era chamado o «Dia da Raça»? «Raça» lusitana, ou seja, todos os que são portugueses, tanto os que estão em Portugal como os que vivem por todo o mundo, exaltando-se assim a originalidade do povo português face aos restantes povos europeus.

Este poeta foi uma das pessoas que mais elogiou as aventuras heróicas dos nossos antepassados! Ele próprio era um grande aventureiro!

O Dia de Portugal é também o dia em que se tenta “dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: