Confraria sensibilizou crianças para os “trilhos da chanfana”


A Chanfana à mesa com as nossas crianças.

Iniciativa terminou hoje em Poiares

É uma das várias iniciativas que a confraria da Chanfana promove junto dos mais novos, com objectivos marcadamente didácticos e pedagógicos. Pretende-se sensibilizar as crianças em idade escolar para o valor da gastronomia de Vila Nova de Poiares, em especial da «genuína».

Em causa está a iniciativa “A Chanfana à mesa com as nossas crianças”, que termina amanhã e voltou, este ano, uma vez mais, a eleger os mais novos como público-alvo para conhecer de perto e de forma participada os “trilhos da chanfana”.

O evento, que conta com o apoio da autarquia, centrou este ano a as suas atenções nos alunos do 7º ano de escolaridade da EB 2,3 Dr. Daniel de Matos, envolvendo um total de cerca de 120 crianças que foram convidadas a cumprir todo o circuito, que envolve desde o fabrico dos caçoilos à confecção da chanfana, terminando com a sua degustação.

As crianças, divididas em grupos, começam o seu périplo pela ADIP, onde tem oportunidade de assistir ao vivo à confecção dos caçoilos de barro preto, bem como o forno onde são cozidos e onde também é confeccionada a chanfana.

A visita prossegue em direcção ao restaurante “O Confrade”, sede da Confraria da Chanfana, onde assistem a todo o processo de preparação da carne, numa “visita guiada” acompanhada pelos confrades, a quem compete a tarefa de explicar em que consiste uma confraria e, em particular, o que é a Confraria da Chanfana e a sua importância e papel como instituição que zela pela «preservação do património da região».

No final, é tempo para saborear a afamada chanfana, num almoço que marca o final do circuito de sensibilização e aprendizagem em torno dos “trilhos da chanfana”.

Aos jovens são desafiados, de acordo com a confraria, a realizar um trabalho, onde dêem testemunho sobre tudo o que viram e fizeram ao longo desta iniciativa. Um exercício que depois a confraria vai analisar para depois o melhor trabalho será publicado na revista da confraria, “Chanfana à Mesa”. Para além disso, a turma vencedora será convidada a participar no próximo capítulo gastronómico da chanfana, a realizar no segundo fim-de-semana de Setembro, sendo contemplada com um prémio surpresa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: