Estava a comentar em casa sobre sementeiras e não deixei de indagar o que me convinha sobre o que de útil traz o tão conhecido Almanaque Borda-d’água.
Já se encontra à venda o verdadeiro almanaque Borda d’Água – 2008 contendo todos os dados astronómicos e religiosos bem como muitas indicações úteis de interesse geral.
Encomendas: Editorial Minerva – Rua da Alegria, nº 30 – 1250-007 Lisboa – Tel. 213224950 – Fax 213224952 – Correio Electrónico: minerva-tania@sapo.pt
O Borda d’Água é um almanaque popular anual que fornece elementos religiosos (festas, cultos), eclipses, fases da lua, previsões do tempo e juízo do ano.
Até à invenção da imprensa, os almanaques possuíam o carácter de tábuas astronómicas e foram ganhando uma feição literária, instrutiva, crítica e recreativa, e mesmo como arma ao serviço da política (Enciclopédia Luso Brasileira de Cultura, vol. 1, p. 1351). Enquanto leitura popular, ensina adultos e crianças, num tom de brincadeira. Mas dá também uma dimensão mística do cristianismo. O lazer no almanaque é o jogo, o passatempo, a carta enigmática. Há a piada, a anedota.
O primeiro Borda d’Água que se conhece data de 1811, saído da Imprensa Régia, de Lisboa, com o longo título de Lunário, e Prognóstico Diário, que contém os prognósticos dos tempos por extenso, e as horas particulares de semear as fases da Lua, e mais Planetas, calculados para o meridiano do Porto neste ano de 1812, Bissexto. Obra utilíssima, segundo as regras Astronómicas, aos Lavradores, Pomareiros, Hortelãos, e Jardineiros, Pescadores e Caçadores, por seu autor, um astrónomo lusitano da Borda de Água. Tratava-se de um folheto com 16 páginas
Filed under: Uncategorized |
Nossa! Ainda existem esses almanaques! Eu me lembro de quando era criança e a minha vó todo ano comprava um almanaque parecido com esse… Eu adorava e lia tudinho super rápido!
GostarGostar