Dia de Todos os Santos


Hoje dia 1 de Novembro comemora-se o dia de “Todos os Santos“.

Na véspera as pessoas vão ao cemitério arranjar as sepulturas dos seus entes queridos que já faleceram, com flores, que por tradição nesta altura do ano são o crisântemo.

No dia 2 vão à missa de Finados, que é uma missa em memória de todos os que já morreram.

Oportunidade privilegiada para fazer uma visita ao Santuário de Santa Quitéria, na Murganheira, á Feira dos Santos para adquirir produtos regionais de elevada qualidade directamente aos seus produtores, designadamente, a castanha e o mel da Serra da Lousã que também divulgam os produtos endógenos da região, mas também a carne de porco, indispensável para que se possa cozinhar a tradicional “torresmada”.

Simultaneamente passar entre gerações os saberes gastronómicos, este ano o nº de apicultores ronda as duas dezenas, juntando-se a estes os produtores já divulgados e os comerciantes que habitualmente marcam presença na feira anual.

A Feira dos Santos é uma tradição que a população e o Município de Arganil mantém todos os anos a 1 de Novembro, dia reservado pela Igreja Católica à celebração em honra de todos os santos e mártires. A data serve de pretexto para o convívio entre o religioso e o pagão, propiciando o convívio entre toda a população e também os milhares de visitantes que, nesta época, se deslocam até às suas terras numas mini-férias, sobretudo para honrar os seus familiares que já partiram.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: