ENDURO


Mundial – ISDE de 2009 são na Figueira da Foz

Quem não se lembra que em 1999, o Internacional Six Days Enduro foi aqui nas estradas do distrito de Coimbra.

Desenhado dentro de um triângulo cujos vértices foram a Lousã, Góis, e Vila Nova de Poiares, (S.Miguel e Alveite), o percurso da 74º edição da prova foi, na altura, apresentado, contando ainda com a presença de alguns dos melhores pilotos nacionais de enduro, como Paulo Marques, Bianchi Prata, João Marques, e Hélder Rodrigues.

Os primeiro e segundo dias de competição constaram de 2 voltas a um percurso de 125 e 130 quilómetros, distância comum aos restantes dias de prova. Com 4 especiais por volta(duas MX e duas cross-country), foram troços essencialmente de montanha. Nos 3º e 4º dias, os pilotos andaram por vales e com travessias de cursos de água ( vale da Serra da Fraga – entre S.Miguel e Alveite Grande). O encerramento aconteceu ao 6º dia em Coimbra, depois de o dia anterior ter sido dividido em 3 secções: a 1ª no areal do vale da Lousã, a 2ª entre Poiares(Fraga) e Góis, e a 3ª entre Góis e a Lousã.
A Figueira da Foz foi a cidade escolhida para albergar a edição de 2009 dos International Six Days Enduro (ISDE), prova que constitui o Campeonato do Mundo por países naquela modalidade.

Dois anos após ter sido aceite a candidatura de Portugal para acolher os ISDE 2009, faltava designar a sede desta já conceituada competição, disputada por selecções nacionais. A escolha foi entretanto feita pela Federação Nacional de Motociclismo (FNM) e aprovada em Assembleia-Geral da Federação Internacional de Motociclismo.
Assim, a edição 2009 dos Six Days Enduro vai ter lugar na Figueira da Foz, cidade com grandes pergaminhos em matéria de enduro. Além de inúmeras jornadas pontuáveis para campeonatos nacionais, realizadas desde 1980, o moto clube local é mesmo o organizador mais antigo que ainda permanece em actividade – na Figueira disputaram-se também três provas válidas para o campeonato do mundo individual.
Quanto ao processo de selecção, no último ano a FNM endereçou convite a oito municípios, no sentido de manifestarem o seu grau de disponibilidade para a recepção dos ISDE. Após terem sido ponderadas as respostas e condições oferecidas por cada município, a escolha federativa recaiu na Figueira da Foz.
Esta será a segunda vez que Portugal recebe os Six Days Enduro, precisamente 10 anos depois da estreia lusitana nessa matéria. A prestigiada competição irá disputar-se em Setembro de 2009, constituindo a 84.ª edição da série iniciada em 1913 e só interrompida durante as duas guerras mundiais.

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: