Inédito de CARL SAGAN


Um livro a ter em conta

As Variedades da Experiência Científica

Em “As Variedades da Experiência Científica”: Uma Visão Pessoal da Procura de Deus, Carl Sagan expõe as suas opiniões sobre a relação entre religião e ciência, ao mesmo tempo que descreve o seu percurso pessoal no sentido de compreender a natureza do sagrado através da vastidão do cosmos. Em 1985, Carl Sagan foi convidado para proferir as famosas Palestras Gifford na Escócia, por ocasião do centenário desta iniciativa. O resultado foi a discussão fascinante das suas ideias sobre tópicos que vão da probabilidade da existência de vida inteligente noutros planetas ao perigo de aniquilação nuclear do nosso próprio planeta, passando pelo criacionismo, o chamado desígnio inteligente, a doença maníaco-depressiva, e a possível natureza química do sentimento de transcendência. Com a clareza, a erudição, a convicção e a beleza de que tornaram lendárias as suas conferências – e a grandeza intelectual singular que todos lhe reconheciam – o astrónomo e astrofísico ilustra o seu discurso com exemplos retirados da cosmologia, física, filosofia, literatura, psicologia, antropologia cultural, mitologia e teologia, entre outros domínios. É o conjunto dessas palestras, organizadas e actualizadas por Ann Druyan, a que se juntou o relato da discussão que se lhes seguiu, que foi agora reunido neste livro, publicado para assinalar o décimo aniversário da morte de Carl Sagan. Com esta sua última obra até agora inédita a Gradiva inicia a série «Obras de Carl Sagan» numa homenagem a um Autor singular que também Portugal fez muito pela promoção da cultura científica, despertando o entusiasmo pela ciência em muitas gerações de jovens portugueses.

Um grande cientista do nosso tempo, com contributos relevantes para o avanço do conhecimento em vários domínios, a sua capacidade extraordinária de tornar acessível a mais complexa teoria científica impôs também Carl Sagan como um dos mais brilhantes e populares divulgadores de ciência. A expressividade do seu discurso, o deslumbramento que sentia e soube transmitir como nenhum outro, as suas observações argutas, os seus pontos de vista informada e assumidamente especulativos por vezes surpreendentemente proféticos sobre alguns dos maiores mistérios do cosmos têm o efeito revigorante de estimularem o intelecto, encorajarem a imaginação, suscitarem vocações, despertarem-nos de novo para a grandeza da vida e os mistérios que desafiam a nossa razão e dão sentido e podem tornar empolgante a nossa existência.

O AUTOR

CARL SAGAN (1934-1996) foi professor de Astronomia e Ciências Espaciais e director do Laboratório de Estudos Planetários na Universidade de Cornell. Desempenhou um papel preponderante nas missões interplanetárias das naves Mariner, Viking e Voyager, tendo sido condecorado por duas vezes com a Medalha por Feitos Científicos Excepcionais da NASA. Carl Sagan recebeu ainda o Prémio Pulitzer, assim como as mais altas distinções tanto da Academia Nacional de Ciências como da Fundação Nacional da Ciência, entre muitos outros prémios que distinguiram a sua contribuição para a ciência, a literatura, a educação e a preservação do meio ambiente. O seu livro Cosmos (que se seguiu à série de televisão homónima vencedora de um Emmy e de um Prémio Peabody) é o livro de divulgação científica em língua inglesa mais vendido de sempre. O seu romance Contacto, também um best-seller, foi adaptado ao cinema.

Carl Sagan foi dos primeiros cientistas a alertar o público para o perigo do aquecimento global e das possíveis consequências climáticas de uma guerra nuclear. Na década de 1980 iniciou uma campanha em prol de uma aliança entre religião e ciência com o objectivo de proteger o meio ambiente.

Em 1998, por ocasião da visita a Portugal da sua Mulher Ann Druyan cumprindo uma promessa de Carl Sagan que ele não viria a poder concretizar, foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada pelo Presidenta da República Jorge Sampaio, sendo Ministro da ciência José Mariano Gago.

Uma resposta

  1. Parabéns pelo resumo que Você apresenta neste site sobre os escritos de Carl Sagan!
    Atenciosamente, Alda Luzia Pessotti

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: