Confraria da Chanfana assinalou VI capítulo


Vila Nova de Poiares está cada vez mais na moda, utilizando a chanfana como sua bandeira promocional de excelência, como ficou no Domingo passado demonstrado pela participação no VI capítulo da confraria local.

A Confraria da Chanfana tem novos embaixadores, que prometem divulgar este prato regional pelo país e pelo mundo.

O VI Capítulo da Confraria da Chanfana voltou a colorir as ruas da vila com as cores das diversas confrarias que se fizeram representar, dos Açores ao Algarve, havendo ainda representações de Espanha, França, e Cabo Verde.

Os confrades realizaram o cortejo em desde o jardim que a autarquia fez nascer junto às piscinas municipais, em direcção ao auditório dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares onde houve a sessão solene, onde largas dezenas de pessoas assistiram á cerimónia de entronização de cerca de duas dezenas de novos confrades efectivos e 13 confrades de honra, onde prestaram o juramento, repetindo as frases ditas por Jaime Soares. ” No Capítulo Geral da Confraria da Chanfana, e perante o grande juiz, juro, em consciência e honra, defender pública e solenemente e em qualquer momento ou lugar a chanfana, defender as suas virtudes, salientar a sua nobreza, e promovê-la enquanto símbolo ancestral e tradicional das nossas gentes. Juro ainda exigir a sua confecção com carne de cabra, vinho tinto de qualidade, em coçoilos de barro preto, fornos tradicionais, elevá-la ao mais alto grau que o seu delicioso e inesquecível sabor lhe confere. Juro, por último, manter uma relação de fraternidade, amizade e respeito, entre todos os confrades desta ordem, com vista à defesa das tradições, costumes e produtos da nossa terra, Vila Nova de Poiares“. Feito o juramento, seguiu-se a prova, em que os novos confrades pedem para comer chanfana, seguindo depois para o pavilhão de Santa Maria onde houve degustação da chanfana, negalhos e arroz de bucho, a que se seguiu uma visita à feira de artesanato.

Chanfana de Vila Nova de Poiares
Colaboração da Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares

Ingredientes:

  • carne de cabra
  • vinho tinto
  • banha de porco
  • colorau
  • louro
  • cabeças de alho
  • salsa
  • sal e piripiri.

Confecção:

Coloca-se a carne de cabra num caçoilo de barro preto e tempera-se com os ingredientes.
No final, rega-se com vinho tinto que deve ser de boa qualidade. Vai ao forno de lenha, cerca de duas a três horas e deixa-se lá ficar até apurar muito bem.

*A Chanfana é um dos pratos tradicionais mais famosos, cozinhada nos caçoilos de barro preto do Olho Marinho.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: