DIA DOS AVÓS


O dia 26 de Julho foi a data escolhida para celebrar o Dia do Avós por ser o dia de Santa Ana e S. Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Segundo a história, Ana e o marido, Joaquim, viviam em Nazaré, não conseguiam ter filhos. Apesar da idade avançada Ana engravidou e teve uma menina a quem baptizaram de Maria. Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos de idade e a mãe de Maria é por isso considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. S. Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

E para celebrar esta data, fez-se festa em Poiares com um arraial Intergeracional preenchido por actividades lúdico-recreativas como jogos tradicionais, pintura e danças de salão. As actuações estiveram a cargo do grupo musical “Cheirinhos do Sul”, da Escola de Concertinas da Lousã e das vencedoras do Bravo Bravíssimio da Geração Fantástica Poiarense, Mariana Santos e Francisco Simões. Do programa fez ainda parte um lanche ajantarado com caldo verde, sardinha assada, febras, e a tradicional chanfana. O arraial teve início por volta das 16 Horas para todos os participantes, também ao dispor destes esteve uma rede de transportes gratuitos.

3 Respostas

  1. Meu nome é Paulo Ferreira, sou brasileiro e neto de portugues e minha familia, por parte do avõ paterno, vem de Alveite Grande. Este ano pude visitar uma prima que mora lá de nome Maria Helena Simões Ferreira.
    Gostei muito do local e gostaria de receber informações sobre a historia deste sitio.

    Gostar

  2. Prezados Senhores
    Antes de escrever sobre o tema dos Avós, pergunto?
    Como se chamar a um habitante de alveite?
    Aproxima-se a data de 26Julho – Dia Nacional dos Avós.
    Sabiam que esse dia foi oficializado pela Assembleia da Republica em Maio de 2003? Sabem que houve uma senhora que sozinha lutou pela criação desse dia?
    Pois bem, Ana Elisa do Couto, natural de Penafiel, falecida em Novembro pp., desenvolveu uma árdua tarefa de quase 17 anos!
    Percorreu muitas localidades do n/país, visitou outros na Europa e América, junto das comunidades portuguesas.
    Visitou a Assembleia da Republica diversas vezes no sentido de convencer od grupos parlamentares a propôr sua ideia. Criou amigos que mais tarde, no caso a deputada Dra Ana Manso, através do seu grupo político, apresentou a proposta e foi aceite
    Dia Nacional dos Avós.
    Nunca esmoreceu. Recorria a todos os políticos, ao episcopado, a atletas de alta competição, etc.. Escreveu a Sua Santidade o Papa João Paulo II e recebeu da sua parte um enorme incentivo para continuar com a luta do seu ideal! Escreveu para as Nações Unidas a solicitar ao Dr Freitas do Ama ral que fosse criado o Dia Mundial dos Avós! Enfim, uma enorme riqueza de amor que sempre sentiu pelos seus a procurou demonstrar aos outros o quanto, hoje em dia, têm valor social, humano e sábio, os avós do mundo.
    Dedicou muito da sua modesta escrita aos jovens, incitando-os ao respeito pelos seus avós e pedindo-lhes que nunca se esqueçam deles no dia 26 JUlho.
    É o trabaljo que desenvolvo agora. Minha Mãe pediu que assim o fizesse, procurando através dos meios de comunicação, lembrar e incitar tudo e todos para que se lembrem da data que uma vez no ano, serve para aproximar os jovems dos mais velhos, seus avós.
    Respeitosamente. Bem hajam

    Gostar

  3. gostei muito dessa resposta

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: