Dia Mundial da Criança


 

Foi no dia 01 de Junho, que se celebrou o Dia Mundial Da Criança.

Os dias mundiais são sinal de alguma coisa, e de que alguma coisa vai mal, ou ainda não está bem!

É verdade! O Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes, é um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações, e também nas crianças desaparecidas!

Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?

Depois da 2ª Guerra Mundial, em, muitos países entraram em crise. Muitas crianças ficaram sem pais na guerra; não havia dinheiro; muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar; era a miséria!

Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.

Em 1946, um grupo de países da Organização das Nações Unidas começou a tentar resolver o problema e foi assim que nasceu a UNICEF, mas não acabaram os problemas!

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo, tendo sido comemorado pela primeira vez a 1 de Junho do mesmo ano.

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
– afecto, amor e compreensão;

– alimentação adequada;
– cuidados médicos;
– educação gratuita;
– protecção contra todas as formas de exploração;
– crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Só em 1959 é que estes direitos passaram para o papel! A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram aDeclaração dos Direitos da Criança“, lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o mundo (o que nem sempre acontece!), podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.

Em 1989, a ONU também aprovou a “Convenção sobre os Direitos da Criança”, documento com 54 artigos, para protecção dos mais pequenos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: