A Nossa Aldeia


ENTRE DUAS ESTRADAS NACIONAIS

O Ramal que liga as estradas nacional nº2 e nacional nº17 (Estrada da Beira), entre Olho Marinho e proximidades de S.Miguel de Poiares, estende-se por três quilómetros. Pois bem, mais ou menos a meio deste ramal, fica a povoação de ALVEITE GRANDE, integrada na freguesia de S. Miguel.

«GRANDE», quando comparada com Alveite Pequeno, localidade vizinha, juntamente com a de Olho Marinho, embora estas também com um aumento gradual da dimenção populacional.

Aqui se houve falar dos que partiram para o Brasil e por lá vivem; aqui se fala em sítios dentro da própria povoação como sendo: Eira de Além, Fonte, Capela, Passados, Sobreiros, Poial, Carreira, Covão, Sobreirinho, Carvalha, Cimo do lugar, Portela, Regato….

07-06-24_10-461.jpglargo-da-capela.jpg

Largo da Fonte / Largo da Capela

Terra e Rochas Esbranquiçadas

A localidade de Alveite Grande está implantada no sopé, grande covão das serras de S. Pedro Dias e da Fraga. Aqui e além, ao lado de zonas florestais constituidas por pinheiros e eucaliptos, por algumas oliveiras, por terras amanhadas, notam-se manchas claras. Aspecto alvo, quer do solo, quer das rochas (afloramentos). É daqui, possivelmente, a razão do topónimo, a razão do nome da terra.

Diga-se contudo, que o solo do termo de Alveite apresenta em certos sítios outras bem diferentes características, designadamente o barro vermelho e a terra preta, humosa e fértil.

Insistindo, porém, na origem do nome, para além da solução atrás mencionada, também se podem seguir outras hipóteses: nome de origem árabe; nome proveniente da vegetação(espécie de carvalho); nome que se identifica com a presença de lagoas ou charcos; terra de abelhas…

O Antigo Lugar de Alveite Grande

O lugar de Alveite Grande, em recuados tempos, talvez com outro nome (OURÃ?), situava-se junto á estrada que vinha dos lados de S.Miguel, rompia entre o Penedo do Mouro no monte da Fraga, cujo sopé tem a fonte, existe uma pequena gruta num grande penedo, na qual, segundo a lenda, viveu um mouro com a sua família. Daqui derivou o nome Penedo do Mouro, pelo qual é conhecido este penedo calcário, e o Calhau da Forca e conduzia para lá da serra, ás terras da chapinheira, Arroça, Pombeiro da Beira…

penedo-do-mouro-caverna.jpg

Penedo do Mouro

Compreende-se que aqui tenha nascido a povoação, em virtude da presença destas condições: a estrada, a fonte, a terra arável e produtiva, a abundante água de regadio. Realidades ainda hoje importantes. Dentro ou próximo dessa área restam alguns sinais desses afastados tempos – marcos de pedra; o largo onde , segundo a tradição, se terá realizado a feira; o local utilizado como eira comunitária, o Largo da Capela.

Ontem, Hoje, Amanhã

Alveite Grande é terra que vem de longe. Em tempos, para além da agricultura e da pastorícia, primeiras condições promissoras de vida, havia as actividades ligadas ao fabrico das louças pretas, ao talhamento das mós e á cozedura da cal parda. Tudo isto desapareceu! Hoje, apenas uma pessoa que se ocupa das mós, em Olho Marinho.

Restam a agricultura e florestação. E claro, a zona residencial dos que diariamente partem para outras localidades onde exercem a sua profissão. Refira-se também a existência em Alveite Grande de um centro de convívio, a ARCADIA, onde podem ser promovidas acções de sociabilidade, recreio, cultura, ensino, desporto, assistência.

07-01-21_16-43.jpgalveite-grande-vista-da-serra-da-fraga.jpg

1-Alveite vista da serra do Vidueiro / 2-Alveite vista da serra da Fraga

2 Respostas

  1. OLA SR.FERREIRA

    SOU NETO DE MARIA DA CONCEICAO FRIAS(+) E FILHO DE JOAQUIM DA CONCEICAO NUNES ALDEIA(+)QUE EMIGROU PARA O LUXEMBURGO EM 1974 E VIVIAM EM ALVEITE GRANDE NUMA CASA DO LADO DIREITO ANTES DE CHEGAR AO LARGO DA CAPELA.

    ALGUEM SE LEMBRA OU CONHECIAM ?

    Gostar

    • Olá Zé Carlos
      Acho que és irmão do Domingos, estarei certo?
      Derves conhecer-me, sou o Pedro, moro ao lado da capela.
      Fiquei espantado com a tua mensagem, quando agora ficaste a conhecer o Blog.
      Fica aqui o meu e.mail: lpsferreira@megamail.pt, quando pretenderes mandar msg, ficava contente.
      Ó que é feito de vós? Gostaria de saber + coisas acerca de voç
      ês.
      Abraço!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: