FESTAS EM ALVEITE GRANDE


Recorda-se a retirada da terceira invasão Francesa.

Como é sabido e do facto temos feito referencias ao tratarmos de outras povoações conselhias – A retirada dos Franceses da 3ª invasão napoleónica, em 1811, deixou lembrança na nossa região. Ainda hoje, com base na decumentação escrita ou tradição oral, são narrados episódios e apontados os concretos locais onde tiveram lugar os acontecimentos.

Uma casa em Alveite Grande, é referenciada como aquartelamento dos Franceses, ao tempo da movimentação de tropas em fuga e dos reencontros em Foz de Arouce e Ponte de Mucela entre Franceses e Anglo-Lusos. Esta casa, onde pode ler-se na cantaria de uma porta a data de 1760, seria, a esse tempo, uma das melhores de Alveite Grande.

Em Redor de S. Tiago

Todos os que estão ligados a Alveite Grande, seus naturais, residentes, vinculados por laços de familiares ou outros, sentem orgulho pelo espaçoso recinto que integra a capela de S.Tiago, o arraial, as instalações utilizadas nas festas, o coreto que ali existia era muito antigo e pequeno, pelo que foi substituido por um palco maior,mais ao tempo de hoje.

A capela, outrora em diferente local, embora próximo, reconstruida e valorizada em 1926 e 1986, é dedicada ao apóstolo S.Tiago, padroeiro desta localidade. E vem a prepósito esta vreve referência ao Santo tão religiosamente respeitado em terras de Espanha, quando pretendemos explicar a razão da escolha de S.Tiago para orago de Alveite Grande. Sabido é que nesta região se notou a presença de gente Espanhola.

FESTAS EM ALVEITE GRANDE

Em Honra de S.Tiago

De salientar que as festas em Alveite Grande, são uma das melhores do Conselho de Vila Nova De Poiares, que se realiza no último fim de semana de julho, com a tradicional sardinhada junto á capela no último dia de festa, onde se encontra uma grande e boa churrasqueira.

4 Respostas

  1. A data de 1926 encontra-se correcta. Foi o ano em que foi construida a capela com as dimensões que hoje conhecemos. Quanto a 1986 a data não está correcta. Foi 4 ou 5 anos antes que ela foi reconstruida.

    Gostar

  2. e este ano tão mesmo de arromba!
    Alveite (em) Grande!

    Gostar

  3. olá, sou uma conterrânea de alveite grande e moro em anadia
    gostava de visitar o site das fotos da festa de alveite em julho de 2007
    peço ajuda
    obrigada, Saudade Henriques

    Gostar

  4. Olá, Obrigado por visionar o Blog de Alveite Grande e algumas coisitas sobre V.N.Poiares.
    As fotos da festa de 2007 encontram-se num slaid-show no dia 2 de Agosto. É só seleccionar o mês na coluna da direita, mas se visionar o blog no seu todo encontrará mais fotos sobre alveite e arredores.
    Obrigado.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: